segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Delta - 1ª Impressão!

Fala pessoal!! Ontem eu consegui imprimir a 1ª peça na minha 1ª impressora tipo Delta.. Essa já é minha 5ª impressora rsrs mas é um barato ver ela imprimindo, doidera total...

Ainda falta ajustar muita coisa, por exemplo o extruder está perdendo passos, retract ainda não está certo, o bloco aquecedor está com algum bode porque demora uns 4 min pra aquecer, e os endstops também. Detalhe: nas Deltas é preciso ajustar muito bem os endstops, porque eles ficam na posição máxima então o Z precisa ser fornecido via FW, futuramente quero implementar o probe de auto level pra facilitar esse ajuste...

Bom chega de bla bla bla, o vaso das fotos foi feito em PLA, com camada de 0,4 mm, altura total de 200 mm, fatiado no slic3r com a opção spiral vase, 1 parede apenas. Foram 2 h de impressão e no final eu não sei mas foi enviado algum código estranho para a máquina, ela não deu homing e o extruder ficou doidão, resultado foi um blob bem no ponto final da impressão, mas tudo bem, nem tudo são flores para vasos =p







Aqui o vídeo dos últimos minutos de impressão, detalhe para o meu desespero quando a impressão acaba e o extruder fica doidão hauahuaha.



Sobre a máquina, é uma Zam Kossel Alt, mas eu vou sempre me referir como Kossel, é uma variação da Kossel que usa perfis de alumínio de 20x20 mm, que são fáceis de encontrar e barras lisas de 8 mm, também fáceis de encontrar e muito baratas. Inicialmente eu queria usar a spectra line (linha de pesca multi filamento), mas não gostei do funcionamento da linha, dava muito trabalho pra arrumar. Comprei um set de correias e ficou muito melhor (correias: R$60,00 linha de pesca R$9,60 eu acho que valeu o investimento). Também troquei os rolamentos lineares LM8UU xing ling e coloquei buchas de PLA que eu imprimi na MM, ficou muito melhor, vamos ver quanto tempo eles vão durar, mas mesmo que durem pouco estou muito satisfeito com o resultado. As barras lisas são 5/16 em inox, os rolamentos lineares ficavam muito folgados, por isso troquei por buchas de PLA, outra coisa, as barras de inox ficaram boas, mas recomendo barras de aço cromadas com maior resistência e melhor acabamento, com 700 mm as barras ficam meio compridas e tendem a flambar).

Até mais pessoal, keep printing!

=]

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MendelMax2 e Kossel Zam

Fala galera que ainda lê o blog!!!

Bom esse blog é meio sem sentido ultimamente porque eu não tenho colocado tutoriais e afins, mas sei lá, da dó abandonar de vez...

Setembro tem encontro em SP, eu vou e pretendo levar 2 máquinas, espero que estejam todas funcionando até lá! Eis a prova:



Nos vemos em setembro!!!

Keep printing

domingo, 14 de julho de 2013

JARVIS

Fala pessoal!!! Bom eu estou trabalhando ativamente com a impressora, falta um pouco de tempo pra cuidar aqui do blog, tenho várias coisas para compartilhar por aqui e me falta tempo pra vir escrever, bom assim que puder eu prometo atualizar o blog...

Hoje conseguir fazer funcionar um braço robótico. O projeto original é esse aqui: http://www.thingiverse.com/thing:34829

As peças eu fiz na MendelMax, ficaram boas, imprimir em ABS é meio complicado pra mim, mas eu pego o jeito. A cola de PVC realmente funciona, mas fede rsrs =]

Bom o braço usa um Arduino UNO e um Shield para os servos, funcionaria sem o Shield, mas quebra um galhão não precisar fazer um monte de fiação... O código eu mesmo que fiz, fuçei um bucado na net pra aprender, fiz uns 5 tutoriais do Arduino, em suma foi meu primeiro código pro Arduino, já tive contato com outros códigos, como os firmwares das impressoras, mas código meu mesmo esse é o primeiro...

Chega de lero lero, aí vai o vídeo dos primeiros movimentos do braço robótico que foi carinhosamente apelidado de Jarvis pela minha namorada. Pra quem não sabe Jarvis é o "computador" do Tony Stark aka Iron Man...


O movimento ainda está todo esquisito, muito rápido e aos trancos, mas funciona. Eu escrevi um programinha bobo em VB pra controlar com botões os 5 servos, próximos passos incluem outras formas de interagir com o brinquedo, talvez através de um joystick fique legal, e também aprimorar o movimento, deixar mais suave...

Acho que é isso, eu até compartilho meu código e o programinha se alguém quiser, mas já adianto que eu sou um péssimo programador, por isso que eu me tornei engenheiro ambiental hehe...

Só pra aproveitar que eu já estou aqui, estou trabalhando em outros projetos de impressoras, no momento estou construindo uma Delta, e eu participei da campanha para financiar a Kossel Pro no Kickstarter, estou migrando para Deltas como poem ver, chega de mesas móveis rsrs

=]

domingo, 12 de maio de 2013

Iphone Gears case

Fala pessoal!!! Só pra não deixar o blog morrer, vou postar rapidinho umas coisas que eu imprimi recentemente...

Primeiro a case de iphone com engrenagens que você pode baixar nesse link http://www.thingiverse.com/thing:65810

Ficou muito legal, lixei um pouquinho os pinos, encaixei as engrenagens, colei os pinos e pronto:




Bom vou ficar devendo as fotos, mas eu finalmente consegui fazer a mini pump http://www.thingiverse.com/thing:4839 , modelos muito pequenos assim tem que imprimir devagar, com fan ligada e muito cuidado... em breve posto o vídeo da bomba funcionando..

Acho que é isso pessoal, em breve posto mais fotos e vídeos de projetos que estou montando..

Keep printing

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Problemas de acesso ao grupo RepRapBR

Pessoal, aos que como eu costumavam utilizar a interface web do grupo https://groups.google.com/forum/?hl=pt&fromgroups#!forum/reprapbr está com certeza com problemas para acessar o grupo.  Aparentemente o problema é com o google mesmo, e eu fiquei uns bons dias no escuro até descobrir que as mensagens estavam chegando normalmente para quem usa o email.

Portanto a solução por enquanto é utilizar o email, basta entrar nas configurações de acesso e alterar para receber emails. Quem quiser ajudar pode reportar o erro ao google, basta tentar postar que vai aparecer o erro, quem sabe eles não corrigem...

Bom acho que é isso pessoal, esse post é mais pra avisar vocês de que o grupo continua firme e forte através de emails.. Só me preocupa o rumo que as coisas têm tomado recentemente, aparentemente novos moderadores ou ditadores foram empossados e coisas no mínimo esquisitas têm acontecido, portanto nessas horas obscuras, vou guardar minha opinião pra mim mesmo sabe como é né, vai que um moderador não gosta de mim e me expulsa do grupo...

Próximo post posto novidades, quem sabe não vem o tão aguardado tutorial da MendelMax e as primeiras impressões....

Keep printing!!

terça-feira, 12 de março de 2013

O blog não morreu

Pessoal, em breve eu volto a postar aqui no blog, estou nos passos finais da MendelMax, vou colocar bastante fotos e tutoriais, atualizar os antigos...

Enfim, aguardem, em breve eu volto a postar, só estou avisando pra galera não desanimar do meu blog hehe, eu voltarei =]

Keep printing

Henrique

domingo, 25 de novembro de 2012

Materiais de impressão

Domingo é dia de? Postar no blog, pois é, fiquei devendo ontem o streaming da montagem da MendelMax, acontece que eu esqueci de comprar arruelas M5 (dá zero pra mim), portanto a montagem ficou para essa semana, podem acreditar eu também fiquei chateado hehe, com isso vou postar no blog para compensar hehe...

Esse post é sobre materiais de impressão, vou falar dos mais comuns e dos menos comuns, das novidades e das características gerais dos materiais, espero que gostem. A lista não está na ordem de melhor para pior, ou mais barato para mais caro, muito menos mais fácil para mais difícil, está por ordem de memória rsrs, eu fui lembrando e colocando na lista:

ABS (acrilonitrila butadieno estireno, ou em inglês: acrylonitrile butadiene styrene) - esse é talvez o plástico mais comum para impressoras 3D, em especial as RepRaps. Também é amplamente utilizado em diferentes produtos (parachoque de carros, mesas, eletrodomésticos, etc, etc). Tem boas propriedades (é rígido e leve, com acabamento brilhante, flexível e resistente na absorção de impacto além de isolante eléctrico). Chega de falar bem, o ABS é derivado do petróleo, o que pra muitos não significa nada, mas enfim deixa pra lá...
A temperatura de extrusão nas RepRaps varia entre 210 e 240 ºC (pode ser mais ou menos) e depende tanto da sua máquina, quanto do plástico em si. Algumas pessoas não gostam do cheiro liberado na extrusão, outras praticamente não percebem esse cheiro, se você não se sentir confortável com o cheiro é bom usar a impressora em um ambiente ventilado e não ficar muito em cima da máquina.
A grande dificuldade em se trabalhar com o ABS é a adesão do plástico na mesa, o ABS tende a se contrair (bastante) no processo de resfriamento, portanto as peças tendem a descolar da mesa, nem sempre a peça sai da mesa, mas fica com a base bastante deformada (com os cantos levantados), a solução mais comum é utilizar uma mesa aquecida, geralmente entre 100 e 120ºC, recoberta por fita Kapton. Outras alternativas são o uso de mesa aquecida e colas (de PVC, ou cola de ABS, feita a partir da dissolução do filamento em Acetona). Outra solução é utilizar uma câmara de impressão aquecida, mas essa solução está protegida sob patentes, portanto não existem soluções comerciais para isso.
No geral o ABS é um excelente material para se trabalhar, se você não se incomoda com o cheiro, se tem uma mesa aquecida, vale a pena usar ABS, o acabamento das peças é muito bom.



PLA (ácido polilático, ou em inglês polylatic acid) - esse é o irmão natureba das RepRaps, o PLA é biodegradável, feito a partir do milho, ou da cana-de-açúcar. Diferentemente do que o nome diz, não é um poli-ácido, mas um poliéster rsrs, nomenclaturas a parte, o PLA é bastante utilizado em embalagens biodegradáveis, e também em muitos produtos do dia a dia. No mundo das impressoras 3D, é quase tão comum quanto o ABS, a seu favor pesam a facilidade de impressão (não requer mesa aquecida), a temperatura sensivelmente menor (é extrudado entre 170 e 200ºC) e o apelo ecológico é claro. As propriedades são boas, o PLA é mais rígido que o ABS, não gosta muito de ser flexionado e o calcanhar de aquiles é a resistência térmica, o PLA não suporta temperaturas muito altas. Alguns grupos têm pesquisado e desenvolvido blends (misturas) com alguns aditivos buscam melhoram as propriedades do PLA, existem a venda os imPLA e hiPLA, que contém um aditivo para melhorar a rigidez e flexibilidade.
O PLA também é um excelente material para se trabalhar, o acabamento das peças é muito bonito, uma ressalva fica para as peças complexas com suporte, o ponto de adesão do suporte deixa cicatrizes na peça difíceis de se remover.


PVA (álcool de polivinila, ou em inglês: Polyvinyl alcohol) - PVA é um plástico pouco conhecido no mundo da impressão 3D se comparado a PLA e ABS, o grande barato do PVA é sua capacidade de se dissolver em água, logo existe um enorme campo de aplicação para esse plástico nas impressoras, especialmente como material de suporte, em peças complexas... Com uma máquina dotada de duas cabeças de extrusão, basta imprimir a peça em ABS ou PLA por exemplo e o suporte em PVA, depois é só mergulhar a peça em água e pronto, o suporte se dissolve!!! Alguns pontos devem ser levados em conta, o PVA é sensível a altas temperaturas (fontes dizem acima de 200ºC por um longo período por exemplo) pode formar uns aglutinados que entopem o bico e dificilmente são removidos (não adianta elevar a temperatura), portanto cuidado! A temperatura de extrusão varia entre 160 e 190ºC (dizem que também é possível extrudar a 225ºC, mas com perda de qualidade, cuidado com entupimentos).

PC (policarbonato, ou em inglês: polycarbonate) - esse é ainda mais desconhecido no mundo RepRap, mas para usos comuns é muito conhecido. O policarbonato é um termoplástico maleável (aceita ser dobrado), é transparente e muito resistente (conhecido também como Lexan no mundo de modelismo, é utilizado ainda na manufatura de vidros a prova de bala). O PC tem algumas peculiaridades, é extrudado entre 260 e 310ºC, e é muito sensível a umidade, portanto para se obter peças transparentes é preciso ter um ambiente bem seco e o plástico deve ser seco também. Vejam aqui um exemplo de peças impressas em PC

NYLON - Um material muito interessante para se imprimir uma vez que produz peças flexíveis, e muito resistentes. Os problemas com o Nylon são relacionados com a adesão entre camadas, a temperatura de extrusão e a umidade (mais um material que gosta de água). Recentemente surgiram novas variantes de Nylon voltadas para impressão 3D, muito promissoras, vejam esses links:


LAYWOOD - Aí uma novidade, plástico de madeira? rsrs esse filamento é uma mistura de polímeros com madeira, é um material com propriedades semelhantes ao PLA, mas com acabamento igual a madeira, isso mesmo, você vai imprimir madeira!!! Uma coisa super bacana desse filamento é a capacidade de alterar a cor e o acabamento das peças de acordo com a temperatura de extrusão, que pode ser entre 170 e 250ºC. Difícil de acreditar? Vejam com seus próprios olhos:


Senhores, é isso, esses são os materiais mais comuns, acredito que devem existir outros termoplásticos com possibilidade de se utilizar nas RepRaps, com diferentes acabamentos, propriedades físicas e usos, até mesmo o PET tem um enorme potencial de utilização. Só um adendo, a maioria dos filamentos é vendida em diâmetros de 3,0 ou 1,75mm, além disso, antes de testar outros materiais tome cuidado com o seu hot end, alguns hot ends são limitados a certas temperaturas (os J-head por exemplo são limitados em 248ºC), portanto cuidado!!

Se alguém esbarrar em algum material que eu não comentei por favor avisem, é de interesse geral da nação rsrs conhecermos novos materiais... Só a título de comparação, os grandes players no mercado 3D (Stratasys, 3D Systems, etc) têm algo em torno de 100 tipos diferentes de materiais no portfolio de suas máquinas...

Antes de terminar vejam aqui os artigos do 3Ders com a tag #printing materials. Ah e onde comprar esses filamentos? Fiquem com essa lista fantástica, com todos os fornecedores:


Chega por hoje galera, essa semana começa a MendelMax.. Keep printing folks!!!

=]

Softwares

Pessoar!!! Post de hoje é sobre softwares, sim isso mesmo... Antes de iniciar o post devo dizer, que esse assunto é polêmico rsrs, muita gente (especialmente no Brasil) é adepta do software pirata e muita gente busca soluções abertas, well well well, aberto, fechado, azul, vermelho, amarelo, índio ou branco, seja lá qual for sua ideologia de softwares, cada um usa aquilo que lhe agrada, e eu vou ficar bem longe dessa discussão e simplesmente postar uma lista dos softwares.

Quando eu pensei nesse post, eu imaginei a lista traduzida aqui no blog, mas como eu sou preguiçoso, eu vou simplesmente passar o link da wiki gringa, e quem tiver interesse corre lá, vejam os softwares... Esse é um bom link para ser agregado a wiki nacional, vamos ver se me sobra tempo...


Bom mais aí o post ficou ridículo, pois bem, vou dar mais alguns links interessantes e deixar meus comentários. Andei mexendo um pouco no Sketchup, independente da licença do software (que não é mais da google) eu acho ele bem bacana, muita gente reclama que ele faz objetos não sólidos, mas não é bem assim que funciona, com alguns plugins aí o sketchup se transforma, seguem os links, inclusive de um plugin para importar STLs:




E a lista das listas de plugins para sketchup:


Bom é isso, post mais pobre impossível né, tenho certeza que qualquer um com um pouco de tempo pode encontrar esses links por conta própria, mas com esse post dá pra economizar alguns cliques e minutos de pesquisa...

Keep printing

terça-feira, 20 de novembro de 2012

News e links

Fala pessoal!!! Phew!! Ontem foram vários posts no blog, terminei finalmente o tutorial de montagem, não que tenha ficado um espetáculo, mas serve de alguma coisa... Hoje na ressaca eu volto, com coisas mais lights, vamos falar de coisa boa né gente, vamos falar de Top Term =]

Então, brincadeira viu, voltei aqui hoje pra dar um salve a todo mundo que curtiu e agradeceu os posts de ontem especialmente o primeiro~(pessoal num botou fé na MM né, deixe estar hehe), e também para deixar alguns links e vídeos interessantes...

Primeiro, vejam esse link, sobre um carro feito em uma impressora 3D (escala 1:3), usado para as filmagens de 007, hehe, e dizem que essas máquinas não servem pra nada...


Continuando a série: impressões impressionantes, hehe, quem estiver aí em vias de se casar e quiser fazer aqueles bonequinhos de bolo de casamento em um novo nível hehe, vejam aí a nova moda no Japão... Brincadeiras a parte, não é nada de casamento, mas sim de miniaturas de pessoas, bacana mesmo é que eles usam um scanner!! Quero muito usar um scanner um dia!! Vejam a qualidade do objeto impresso!!!


Quem continuou aqui comigo merece um gran finale... Eu nem vou comentar, vejam com seus próprios olhos... (mãe, mãe quero uma máquina dessas!!!)


Pessoal, chega por hoje, acho que eu voltei a ser o bom e velho Muringa, com pouca utilidade pra maioria de vocês, rsrs, brincadeira gente, tenho 2 posts no gatilho com bastante informações, mas é segredo...  Se sobrar alguns minutinhos no fds eu posto pra vocês... Fuiz...

Keep printing...

=]

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MendelMax - Unboxing

Não é segredo nenhum que eu estou dedicando meu tempo a uma nova impressora, pois bem, hoje começa o processo de montagem da MendelMax.

Comprei algumas peças na TrinityLabs.com algumas peças com o Paulo Fernandes, outras com um pessoal do IRC #RepRap, o J-head do hotends.com e algumas ainda nem comprei hehe. Neste exato momento estou finalizando as peças plásticas...

Algumas características da máquina:

MendelMax 1.5+ (futuramente Mendelmax Pro)
Área de impressão: 25x30x18 cm
Mesa aquecida: Kapton heater 200W
Eletrônica: RAMPS + LCD + SD Card (funcionamento indepentende do computador)
Eixo Z com eixos de precisão
Extruder: mini extruder, motor com redução
Bico: J-head VB 0,4 mm
Filamento: 1,75mm
Eixo Y (e X no futuro): Trilhos da PCB Linear

Vamos ao que interessa, as fotos:

4 Motores NEMA 17 e um motor com redução para o extruder

LCD e cartão SD

RAMPS + Arduino + StepSticks

J-head com opção de cartridge heater

Parasusos, porcas, arruelas, correias GT2 e couplings de metal


Eixos de precisão para o Z

Perfis de alumínio

Já vieram furados, prontinhos

Eixos para o X (8 mm) e Z (10 mm)

Trilho para o eixo Y (no futuro vou adicionar um desses no X)

Tudo junto e misturado...
Bom gente, agora é terminar de imprimir as peças, e minha Black Max fica pronta rapidinho!!! As peças da mesa são as últimas que faltam, mas já estão a caminho...

Chega por hoje! Keep printing!